sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Mulher Adolescente

As indagações "quem sou eu?" e "o que está acontencendo comigo?" são comuns a homens e mulheres adolescentes. As respostas sociais, no entanto, são diferentes para o adolescente homem e para a adolescente mulher. O que os diferencia enquanto gênero é a universalidade da discriminação a que mulher adolescente está submetida.
Atualmente, quais os fatores que serviriam para marcar a passagem da adolescente para o mundo adulto?
A menstruação, talvez? Ou a primeira relação sexual? Abandonar a escola e assumir as tarefas da casa tem sido uma realidade para muitas. Para outras, esta realidade é ter coisas como a chave de casa, viajar sozinha, passar no vestibular, ingressar no mercado de trabalho ou formar-se. Ou mesmo, quem sabe, é casar, ter filhos ou assumir a chefia da familia? E a menina de rua? Como é feito seu trânsito entre a infância e a vida de adulta? É dificil responder. Do ponto de vista social, esses fatores não só são diluídos como se diferenciam de acordo com a classe social da adolescente e das vivências possíveis dentro de cada segmento de classe.
A adolescente vai se descobrindo mulher através dos olhos dos outros.
Na rua, ouve galanteios dos homens, percebe os olhares de admiração e interesse. Em casa, a forma de tratamento vai mudando. Torna-se objeto de preocupação e vigilância para a familia. Passa horas em frente ao espelho, tentando descobrir um toque pessoal. Arruma e desarruma os cabelos, pinta-se, às vezes até exageradamente, procurando encontrar sua nova identidade, ser mulher.

Fonte: Livro Ai, como eu sofri por te amar - Gravidez na Adolescênciade de Albertina Duarte.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário