terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Difícil Opção Profissional

Ainda no colegial, os adolescentes começam a enfrentar uma barra, que é a decisão de que faculdade fazer, e se perguntam: Qual é a minha vocação? Quais as opções profissionais que tenho? Para as famílias estruturadas, de diálogo aberto, as escolhas são estudadas em conjunto. Não as afetivas, pois delas os pais têm pouca possibilidade de participação. Refiro-me à decisão quanto ao futuro profissional, que faz parte da convivência diária.
Em geral, nessas famílias bem organizadas, os filhos já crescem mais bem orientados, e os pais acabam aceitando tranquilamente as decisões deles.
Quando os pais não complicam, dificilmente os filhos fazem escolhas atrapalhadas.
Já nas famílias menos estruturadas e com menor renda, as escolhas são mais difícieis, pois a necessidade de trabalhar e a falta de dinheiro dificultam até a escolha, quando isso é possível.
Os pais muitas vezes acreditam que fazer uma faculdade é desnecessário, "é bobagem", assim desestimulando os filhos, que já não tem muita vontade de faze-la pro que na verdade querem  ingenuamente, os bens materias que imaginam conseguir de forma mais fácil, que não estudando.

Fonte: Livro - Conversas com Içami Tiba

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário