segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Prevenção Sempre

A adolescência é caracterizada pelas transformações, o que pode, sem dúvida, concorrer para sua maior vulnerabilidade.
É necessária a identificação do adolescente de alto risco e para sua detecção é importante a atenção. o diálogo, percepção do profissional de saúde, professores, familiares.
Dentro dos riscos, são áreas importantes as que envolvem os problemas biológicos desde afeções comuns até doenças graves ou crônicas; os distúrbios psicologicos em toda sua gama; os comportamentos perigosos como conduzir veículos, atividades inadequadas de esporte ou trabalho, uso de álcool e outras drogas, acidentes, homicídios, suicídios e tentativas de suicídio, que tornam obrigatória as discussões sobre todos os tipos de violência.
Requer particular atenção a pratica indequada da sexualidade, que pode ocasionar a gravidez precoce, o aborto, as doenças sexualmente transmissíveis, entre as quais se destaca a HIV/ AIDS. Na adolescência as manifestações de puberdade se tornam cada vez mais precoces, destacando-se entre elas a eclosão hormonal, inclusive de hormônios sexuais, sustentando uma sexualidade dirigida à genitalidade, num corpo sempre novo e em busca de novas sensações. 
Continua...

Fonte: Adolescência e SaudeIII - texto de Maria Ingnez Saito - Médica - Professora

PARCEIRA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Um comentário:

  1. Você sabia que o Dep. Estadual Bruno Covas é coordenador da frente parlamentar de prevenção ao HIV/AIDS ?
    Se quiser saber mais sobre essa iniciativa é só dar uma olhadinha no link:

    http://bit.ly/biBAEg

    ResponderExcluir