domingo, 19 de setembro de 2010

A Anamnese

Como qualquer consulta, também a do adolescente consiste em duas etapas importantes: a anamnese ou entrevista e o exame físico. Dependendo da idade do jovem, a anmnese será obtida da família ou do próprio adolescente.

Através da entrevista com a família, toma-se conhecimento dos problemas que estejam afligindo o adolescente e seus parentes, alterando eventualmente a dinâmica familiar. O profissional não deve se precipitar, tirando conclusões definitivas ouvindo somente os pais: não é raro que eles queiram transformá-lo em outro elemento de censura ou de represália ao adolescente.

Já a entrevista com o jovem deve ser a sós. Ele precisa falar livremente e deve ser ouvido com atenção. Se ainda ficarem dúvidas, deve-se garantir e reafirmar o mais absoluto sigilo profissional. No entanto, o adolescente deve ficar ciente de que em certas circunstâncias – por exemplo, ameaças a si próprio ou a terceiros, casos de notificação compulsória, etc. – o sigilo poderá ser rompido no interesse final do próprio adolescente. Assim, com franqueza, sem autoritarismo, tenta-se criar um forte vínculo entre o profissional e o paciente, fundamental para a aceitação de todas as recomendações e bom êxito do tratamento.

Muitos adolescentes se fecham em mutismo quase inquebrantável. Ou, quando falam, usam de linguagem às vezes codificadas que deve ser interpretada corretamente pelo profissional. Outras vezes, a queixa aparentemente banal que finalmente se obteve encerra, com freqüência, a ponta de um iceberg: por trás de queixas vagas como dores de cabeça, insônia ou dores de barriga pode-se encontrar vasta problemática emocional, preocupação com sua imagem corporal e sexualidade.
Fonte: Adolescência e Saúde III - Comissão de Saúde do Adolescente - SES

PARCEIRA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário