terça-feira, 14 de setembro de 2010

Exames Físicos

Continuando sobre a consulta médica que deve passar pelos exames físico, físico geral e físico especial.
- Exame físico: deve levar em conta os medos e inibições detectados no momento da consulta. Deve-se perceber  o que para uns pode ser natural, para outros, pode ser motivo de constrangimento constituindo-se em um momento de grande angústia, como por exemplo: ter que se despir na frente de outra pessoa. O que pode "quebrar o gelo" é explicar para o adolescente para que serve e como funciona cada instrumental que vai ser utilizado, o que pode ser um grande facilitador, também ao profissional.
- Exame Físico Geral: Nesta hora avalia-se o aspecto geral do adolescente, como: pele, mucosas, tecido subcutâneo, gânglios, músculos, postura.
- Exame Físico Especial: Examina-se cabeça, pescoço, tórax, abdômen, orgãos genitais e reflexos. Os dados de maturação sexual são avaliados através da tabela de Tanner (mama, e pêlos pubianos nas meninas; testículos e pêlos pubianos nos meninos). O peso e a estatura deverão ser avaliados e anotados nas curvas de crescimento e desenvolvimento.
Conforme as hipóteses diagnósticas serão solicitados exames subsidiários e encaminhados para outras especialidades, se necessário.
Deve-se sempre explicar ao adolescente porque o exame esta sendo solicitado e a medicação proposta.
Explicar de forma tranquila e clara a receita, essa compreensão por parte do adolescente é fundamental, ele precisa entender o intervalo entre as doses, o tempo de duração do tratamento, garantir sempre que houve entendimento por parte dele, e relembrar a data do retorno para avaliação e continuidade no programa.
Acompanhar e avaliar o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes de seis em seis meses e anotar no gráfico permite acompanhar o canal de crescimento.
Dentro do programa de atendimento a saúde do adolescente deve-se solicitar avaliação psicólogica e nutricional, garantindo a integralidade do atendimento.
E, avaliar e complementar a imunização de acordo com as normas técnicas para a faixa etária.

Fonte: Adolescência e Saude - Comissão de Saúde do Adolescente - SES.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário