quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Trabalho com Grupos de Adolescentes

A prática de trabalho com metodologia participativa é incentivada e desenvolvida nos serviços por profissionais capacitados em dinâmicas de grupo.
Os fenômenos próprios da adolescência são trabalhados durante as atividades grupais.
As dinâmicas de grupo facilitam a comunicação e a reflexão dos sentimentos dos adolescentes, visando à construção de um espaço protetor de referência na sua rede social.
Podem ser utilizadas varias técnicas como: dinâmicas verbais e não verbais, jogos lúdicos, reflexões sobre tema escolhido, temas direcionados, perguntas anônimas, dramatizações, vivencias, dança de roda e oficinas musicais escolhidas pelo grupo.
A atividade em grupo destinada à escuta dos sentimentos dos adolescentes é um importante espaço protetor, contirbui com a identificação de fatores de risco e proteção e facilita a reflexão sobre a vulnerabilidade.
A proposta de um trabalho em grupo é desenvolver o juízo critico, a auto estima, a criatividade e um projeto de vida, para que assim o adolescente possa exercer o autocuidado.
O grupo é importante para o adolescente que nesta fase, costuma identificar-se com seus pares.
Ele sente-se amparado e protegido, desenvolvendo assim uma vinculo com outros adolescentes e o grupo com o profissional. Tornando mais fácil uma intervenção individual e/ou grupal.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário