segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Acolhimento

Ao chegar a Casa do Adolescente e/ou serviço de atendimento ao adolescente, ele tem espaço próprio onde seus problemas são ACOLHIDOS. Com ele é estabelecido um vinculo de respeito e afeição.
É o primeiro momento que fala sobre suas queixas, dúvidas, temores, expectativas.
Esse contato inicial é feito por um profissional da equipe previamente capacitado que pode ser enfermeiro, educador, assistente social ou psicólogo, cujo envolvimento é fundamental na cadeia da multiprofissionalidade do atendimento. No ato da matricula ele recebe o cartão do adolescente onde serão anotados os dados de identificação, data de consultas, encaminhamentos, exames subsidiários e retorno, recomendável estabelece um vinculo com o serviço.
O que levou o adolescente a procurar o serviço e como ele se sente em relação a esta etapa da vida são informações muito importantes a serem investigadas.
É importante no primeiro contato, flexibilidade, sensibilidade e competência para identificar as situações de emergência. Entender que muitas vezes, algumas queixas como: estou com fraqueza, com dor no corpo, podem significar desde problemas clínicos simples, até suspeita de HIV, gravidez, tentativa de suicídio, abuso sexual ou somatização de algum problema psicológico.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário