terça-feira, 28 de setembro de 2010

Educação a melhor Prevenção

Adolescentes são seres vulneráveis. Pela própria necessidade do inusitado, da busca de novas sensações poderão experimentar ou mesmo ingressar em práticas destrutivas. Isto se aplica ao uso de fumo, drogas entre as quais o álcool. Os jovens devem ser alertados dos riscos em discussões claras e abertas. Conversas em família são fundamentais, em alguns casos, são de grande ajuda os professores e profissionais de saúde para o esclarecimento de dúvidas e discussão dos problemas, sendo a educação a melhor prevenção.

Há necessidade de abordagem cuidadosa mesmo em relação ao aspecto diagnóstico: adolescentes que experimentam drogas não são obrigatoriamente viciados, enquanto adolescentes carentes principalmente de relações afetivas constituem população de risco mesmo que não as tenham ainda experimentado.

Em se tratando de atendimento, muito se fala em adolescentes e adolescência mas deve haver todo o cuidado e rigor na elaboração de programas que venham a preencher suas necessidades básicas e que tenham como objetivo real a saúde do adolescente como definida pela Organização Mundial de Saúde: “um bem estar físico, mental, social..” Para que isso se torne realidade, adolescentes devem ser atendidos dentro dos mais rigorosos preceitos éticos, que envolvem, inclusive, privacidade, confidencialidade, sendo vistos como seres indivisíveis, biopsicosociais.

Fonte: Adolescência e Saúde III – Comissão de Saúde do Adolescente – SES Texto da Dra Maria Ignes Saito

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário