terça-feira, 7 de setembro de 2010

Primeira entrevista com o adolescente / abordagem


Conversar livremente com o adolescente permite aprofundar a investigação sobre os fatores de risco e os fatores protetores que o envolvem, envolve sua família e a comunidade onde vive. Normalmente essas respostas não são obtidas em uma ou duas entrevistas.
É fundamental que se estabeleça um clima de confiança e empatia para saber o real motivo da procura da consulta, quando tempo vem apresentando os sintomas, que tipo de relação mantém com o grupo familiar? Se mora com a família ou não? Como é o relacionamento com ela? Tem amigos? No bairro, na escola ou em outros lugares? Quando tem problemas a quem recorre?
Será solicitada participação de pais/familiares/responsáveis quando necessário e quando for possível a colaboração dos mesmos.
A escolaridade é um importante diferencial na abordagem do adolescente, investigar histórico escolar e as razões da deserção caso tenha ocorrido.Trabalha, há quanto tempo, o tipo do trabalho e o salário? Qual seu projeto de futuro?
A imagem corporal como na adolescência ocorrem modificações corporais importantes, saber o peso que elas exercem na imagem corporal do adolescente, traz subsídios importantes para a abordagem integral.
A investigação sobre uso de substâncias ilícitas nem sempre é possível ser obtida numa primeira conversa. É necessário que o adolescente possa confiar no profissional para falar de situações comprometedoras no seu comportamento.
A pratica de atividades esportivas é sempre um fator protetor na saúde do adolescente.

Fonte: Adolescência e Saúde III - Comissão de Saúde do Adolescente - SES

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário