segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Consulta Médica

A consulta médica pode ser realizada pelo Clinico Geral, Pediatra ou um profissional médico com conhecimento sobre medicina do adolescente.
Na anamnese o médico pode fazer observações a partir do contato inicial aprofundando o motivo da consulta. O profissional deve passar a percepção para o adolescente que está comprometido com sua saúde. O médico deve estar atento para a interpretação que os adolescentes possam dar às suas palavras.
Os antecedentes familiares devem ser investigados, levando sempre em conta a realidade de vida do adolescente, como pai ausente ou desconhecido, adoção, familias com formação diversas, adolescentes institucionalizados.
A investigação de hábitos alimentares, na vida cotidiana do adolescente traz importante suporte nos frequentes diagnósticos de obesidade e anorexia.
Quanto aos antecedentes pessoais como a idade da menarca da mãe, estatura do pai e da mãe, tipo de parto, intercorrências no desenvolvimento neuropsicomotor e intercorrências clínicas na primeira infância, muitas vezes desconhecidos dos adolescentes, poderão ser trazidos numa próxima consulta.
continua...
Fonte: Adolescência e Saúde III - Comissão de Saúde do Adolescente - SES

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário