sábado, 25 de setembro de 2010

Dia Mundial de Combate a Gravidez na Adolescência

Neste domingo 26 de setembro é o Dia Mundial de Combate a Gravidez na Adolescência.
A noção de que a gravidez na adolescência é sempre indesejada não é verdadeira nos dias de hoje. A gravidez na adolescência é sempre inoportuna, mas nem sempre indesejada. Os métodos anticoncepcionais que eram desconhecidos por elas até meados dos anos 80, hoje são do conhecimento de todas.
Sabemos que, boa parte das adolescentes, realmente engravida de forma indesejada e fruto de relações de risco sem proteção, facilitadas por vários fatores que as predispõem á tal situação: a não percepção da sexualidade adolescente pelos adultos, que não orientam práticas preventivas sobre sexualidade; desejo e sexo; a não aceitação da prática sexual das meninas por seus familiares, que termina por sonegar educação informativa sobre contracepção e leva as jovens à pratica sexual de risco sem o planejamento preventivo necessário, normalemente realizada sem hora ou local determinado, disponibilidade de método contraceptivo, nem discussão de uso deste com o parceiro (Figueiredo, 2005).
Pais, Professores, Profissionais de Saúde, Psicólogos e Comunidade, vamos orientar nossos jovens, é uma batalha trabalhosa, pois nesta fase muitos jovens fazem exatamente o que querem e como querem, muitas vezes escondidos, mas devemos estar sempre atentos  a todos os sinais e orientar sempre.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

3 comentários: