terça-feira, 31 de agosto de 2010

Inicio do Programa de Saúde Integral do Adolescente

As Casas do Adolescente surgiram depois da criação do Programa de Saúde do Adolescente que iniciou sua estruturação em 1985. Em dezembro 1985 foi realizado o primeiro encontro intersetorial sobre adolescência da Secretaria de Estado da Saúde, com a participação de 1113 profissionais, foi firmado um compromisso oficial para implantação de um projeto de atenção à saúde integral do adolescente. Sendo que o primeiro serviço de adolescente na rede pública de saúde foi inaugurado em 07 de março de 1986.
Este programa visa a implantação de uma política publica universalizada de juventude na área da saúde, com atendimento integral para jovens de ambos os sexos de 10 a 20 anos de idade.
A adolescência é uma etapa da vida de grande criatividade e o adolescente deve ter seu potencial criador apoiado e estimulado.
O projeto de vida na adolescência poderá ser facilitado ou dificultado pelas possibilidades que o meio possa oferecer.
O atendimento integral desenvolvido pelo Programa de Saúde Integral do Adolescente de São Paulo, baseia-se em politicas modernas de saúde pública que priorisão a  prevenção.
Todos que desejam implantar uma Casa do Adolescente devem seguir estes primeiros passos.
O Programa de Saúde Integral do Adolescente de São Paulo é Coordenado pela Dra Albertina Duarte Takiuti, nossa mentora maravilhosa.
Fonte: Adolescência e Saúde 3 - 2008 - SES SP

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário