domingo, 8 de agosto de 2010

Seres femininos e masculinos

Todas as pessoas nascem com anatomia do sexo feminino ou do masculino, porém o SER feminino ou o SER masculino será aprendido e apreendido durante o processo de socialização, “vivências” Quando criança, vai absorvendo atitudes e comportamentos, pela observação e convivência, que vão definindo assim os seus valores e papéis sexuais. O que na mulher é mais difícil, pois os mitos em relação a superioridade masculina e que a mulher é o sexo frágil, cidadã de segunda classe, ainda são fortes.
Vemos ainda que para mulher/menina cabe o mundo privado (cuidar da casa e coisas do gênero), enquanto ao homem/menino o mundo público (sempre fora de casa), isto acontece mesmo quando a mulher está inserida no mundo público, tendo assim as tais jornadas a mais de trabalho  que os homens.
Na adolescência a jovem é induzida a censurar seus desejos e potencialidades e a restringir as suas aspirações aos limites convencionais. E no mundo profissional é destinado a mulher uma situação de subordinação, e mesmo quando não, recebem os menores salários por trabalho igual.
Por hoje vamos parar por aqui, amanhã daremos continuidade.

Parceria sempre.
Por Cristina Constâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário