sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Seres Perdidos

Hoje o que vi me fez refletir sobre o que nossos adolescentes e jovens estão fazendo com suas vidas. Estou falando o que todos nós vimos na Fundação Casa em Campinas. Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar.
Não devemos acreditar que a violência infanto-juvenil restringe-se aos internos da Fundação Casa ou às classes menos favorecidas da sociedade. Existe uma população de delinqüentes em outras classes sociais mais protegidas, seja pelos muros dos condomínios de luxo, seja por estatutos sociais não-escritos que zelam dos "bons hábitos familiares", enfim, existe uma população de delinqüentes que raramente é punida e cujos atos nunca chega aos nossos ouvidos.
Os adolescentes e jovens que se destacam pela hostilidade exagerada, podem ter um histórico de condutas agressivas que remonta as idades muito mais precoces, como no período pré-escolar, por exemplo, quando os avós, pais e "amigos" achavam que era apenas um "excesso de energia" ou uma travessura própria da infância. A pergunta que emocionalmente e moralmente fazemos é a seguinte: menor de que ou de quem? - Menor de altura, de idade, de maturidade... menor que a vítima, menor que a vontade política, que a capacidade da justiça... enfim, menor do que o que?

PARCERIA SEMPRE

Por CRISTINA CONSTÂNCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário