terça-feira, 24 de agosto de 2010

O QUE É SER JOVEM?

Primeiramente, cabe-nos perguntar: o que é a juventude? Afinal, o jovem está presente em praticamente todos os grupos sociais: camponeses, operários, desempregados, estudantes... Mas será que temos um consenso sobre o conceito de juventude?
A primeira vista isso seria desnecessário, mas um olhar mais acurado sobre o assunto nos levará a concluir que isso é fundamental, por uma razão bem simples: a juventude precisa de atenção e de políticas específicas para o mercado de trabalho!
Se, por um lado, a juventude não pode ser determinada numa faixa etária estanque, por outro lado, também não pode ser reduzida a um estado de espírito, pois tomar juventude por um estado de espírito é uma visão que desemboca na idéia de que a juventude não tem questões específicas e que, portanto, a discussão sobre o assunto seria irrelevante.
Paulo Denisar Fraga, na linha dessas observações, sugere que a juventude seja vista como uma fase da vida, mais ou menos definida, na qual o ser humano se encontra em processo de formação e construção de perspectivas de estabilidade para a sua vida.Trata-se, portanto, de um momento de grande expectativa e apreensão em relação ao futuro, normalmente caracterizado por uma postura inquieta e irreverente.
É neste espaço da vida que se manifestam, com maior intensidade, os problemas existenciais do ser humano, pois é nesse período que as pessoas realizam as grandes escolhas de suas vidas, entre as quais, a profissão.
Daí surge a preocupação e a necessidade do trabalho, pois é através dele que, em grande parte, o jovem se afirmará como pessoa e como cidadão.
Visitem: www.pime.org.br/missaojovem/mjcidadaniadesafio.htm

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário