sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Texto escrito por um Pai.

Todo ano a mesma coisa: Dia dos Pais!
É incrível desde que tive filhos, não deixei de ser filho, mas passei a ser pai. Agora tenho duas responsabilidades: uma cuidar de quem cuidou de mim e de quem cuidará de mim.
Ser pai para mim é aprender que sou exemplo para outra pessoa. Existem olhos e ouvidos a seguirem os meus passos.
Não tenho dúvidas que é a melhor coisa da vida. Se hoje sou o que sou é por causa dos meus filhos, tive que exercitar a paciência, estabelecer limites, para a ação dos filhos e para as minhas ações, aprender a dividir o amor, o carinho e a convivência.
Tenho consciência que a vida e uma sucessão de fatos e momentos, então vivo cada dia como se fosse o único que possuo.
Hoje, depois de 14 anos da separação, posso afirma que foi a melhor coisa que fiz para os meus filhos, pois me tornei outra pessoa. Sei que parte dos meus filhos só convivem comigo quando estão a fim, mas nosso relacionamento é sempre intenso.
Mas não deixei um único dia de saber o que acontecia com eles, inclusive foi uma decisão que tomei em 1996, dedicar parte da minha vida a educação dos filhos, passei nove anos trabalhando, cuidando de casa, participando e vivendo com meus filhos metade do dia, até o ano de 2006.
Fiz tudo o que tenha que fazer, não dei presentes, nem mimei, muito menos deixei fazer o que quisessem fazer, pois sempre ensinei aos filhos que minha responsabilidade é estabelecer limite, através de uma gentiliza dura.
Deixei bem claro que sempre os amaria, mas em nenhum momento deixaria de assumir minha responsabilidade como PAI.
Grato por este agora e um bom caminho!

Por Ulisses Porto, pai, consultor e advogado - 43 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário