terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pais e Filhos

PAIS por que será que os filhos não obedecem?
Será porque não lhes foi dado educação? Com certeza não é isso!
Mas, porém, os pais de hoje muitas vezes são permissivos demais, tolerantes ou “bravos” demais. Isto pode ser decorrente de uma vida de muitas obrigações, sejam de trabalho ou social, ocorrendo que os pais não tem tempo para seus filhos.
De outro lado os filhos com certeza querem os seus pais, apesar de que quando chega a adolescência não demonstrem esse desejo.
Somadas essas atitudes começam a surgir os problemas de comunicação, onde ambos acabam se afastando e muitas vezes com conseqüências graves, principalmente no comportamento do adolescente que pode procurar companhia com amigos, que nem sempre serão as melhores companhias.
O que fazer?  DIALOGO SEMPRE. Pode parecer difícil, mas é uma forma eficiente.
Com está atitude tanto pais como filhos promoverão uma melhor qualidade no relacionamento.
E pais, com controle moderado deixarão espaço para o filho tomar suas próprias decisões, sendo responsável pelos seus atos e assim adquirir um maior amadurecimento e segurança.
Não adianta brigas, gritos, castigos, somente o DIALOGO FRANCO E ABERTO, poderão ser os melhores amigos de PAIS E FILHOS.

Segue uma frase da Psicologa Rosely Sayão em uma matéria publicada em um blog, que fala sobre o dilema pais e filhos.
"Para crescer e amadurecer, é preciso começar a enfrentar por conta própria os perigos da vida. Com controle em demasia, os jovens não têm essa oportunidade.
Mais do que ser controlado, o filho precisa aprender como a vida é e saber quais são os riscos de viver para construir, aos poucos, uma atitude de autocuidado em sua vida."
segue link:
http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=463:rosely-sayao-vigiar-e-punir&catid=51:dependencia-quimica-artigos&Itemid=93

Nenhum comentário:

Postar um comentário