terça-feira, 17 de agosto de 2010

Importância da relação afetivo-corporal

A falta de relação afetivo/corporal entre pais e filhos pode ser o primeiro passo para o estabelecimento de um comportamento agressivo.
Pais distantes que tem pouco ou nenhum contato afetuoso, podem desenvolver em seus filhos uma relação de afastamento com a figura de "PODER" gerando em seus filhos uma relação AMOR/ÓDIO muito forte.
Esta relação AMOR/ÓDIO é um dos principais "FATORES" da agressividade.
Os adolescentes hoje vivem em um mundo consumista, materialista e tecnológico, onde O "TER"significa "PODER". O "SER" é secundário, pois "SOU" na medida que "TENHO". Quanto mais "TENHO" mais "EXISTO".
Na maioria dos casos estes adolescentes por falhas em sua formação têm dificuldades em investir "EM SI" para "OBTER ou "ATINGIR" algum objetivo.
Assim podem partir para comportamentos "SOCIOPÁTICOS" na vida adolescente e/ou adulta. Como por exemplo, o uso de "DROGAS" ( criar um mundo artificial), ou adquirir comportamentos de "TIRAR DOS OUTROS AQUILO QUE DESEJA" ( furtar, roubar,etc.), ou ainda "USAR ARMAS" (sentir-se mais forte, mais poderoso, etc.).
A presença dos pais, transmitindo cuidados, afetos, carinhos e muito dialogo é fundamental para uma boa relação com os filhos e faz com que se sintam amados, criando neles segurança para seguirem seu caminho rumo a uma vida adulta feliz.

PARCERIA SEMPRE
Por CRISTINA CONSTÂNCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário