sábado, 25 de dezembro de 2010

Adolescentes negros sim e brancos também


 
 
 
 
 
 
 
 
A lei n. 10.639/2003 torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica e foi regulamentada por meio da Resolução n. 1, de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Mas, ainda não temos uma cultura participativa, devemos sacudir a mesmice e confrontar as diversidades, isso traz diversos problemas na comunidade, mas se posicionada de maneira que se possa garantir que essas diversidades se estabeleçam de forma positiva, podemos crer que haverá grande avanço na cultura dessa comunidade, pois compreende-se que o conhecimento deve ser sempre construído e reconstruído. Sobretudo, coletivamente, valorizando os saberes e experiências individuais.
Com certeza se essa pratica for estabelecida teremos muito a ganhar em riqueza de cultura nas nossas crianças e adolescentes negros, estimulando auto estima através do resgate dessa cultura, mas devemos sempre lembrar que cultura da população negra não se resume somente escravagismo.
Lembrando que o ganho não será somente da população negra, pois no Brasil, em particular, existe uma integração de diferentes raças e etnias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário