quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A ADOLESCÊNCIA "problema".

Existe uma frase de Garcia Márquez que diz: “é quase impossível não nos transformarmos no que os outros pensam de nós”.

Com esta frase hoje inicio minha postagem para refletirmos sobre o conceito de “aborrecente”, que se originou pelo fato de que as pessoas vêem os adolescentes como sinônimo de rebeldes, irresponsáveis, descompromissados e inconseqüentes.

Quando crianças os pais se inquietam com pensamentos como: “como será quando ele(a) chegar na adolescência”; e ainda ouvimos “ prepare-se, imagine quando chegar aquela fase”. Vemos que a construção dessas idéias não são saudáveis em relação à adolescência .

E por outro lado os jovens se justificam diante da expressão “tem paciência comigo, afinal estou naquela fase”.

Sabemos que os adolescentes são comumente rotulados pelos pais e pela sociedade, o que nem sempre corresponde a realidade.

O que deveria ser levado em consideração é o entendimento de uma clara vulnerabilidade do adolescente aos “comportamentos de risco”,

Fala-se mais sobre os riscos do que sobre os fatores de proteção e resiliência (competição com a adversidade).

Dizer que o adolescência é uma faixa etária de risco , talvez seja o maior fator de risco que existe.

Os profissionais que trabalham em atenção integral a saúde do adolescente tem um grande desafio que é desfazer esse conceito que associa o adolescente aos problemas e preocupações e de que ser jovem representa riscos de ter ou ser problema.

Hoje em saúde integral do adolescente deve-se falar em fatores de proteção e de resiliência. Auto estima, plano e perspectiva de vida, percepção de talentos, criatividade, juízo critico.

A reflexão e a pratica dos fatores de resiliência por parte, principalmente, dos profissionais de Saúde e de Educação contribuem para uma competição saudável contra a adversidade que envolve alguns de nossos jovens.

Os adolescentes esperam um olhar que possa situá-los numa história singular e única que os retire, antes de tudo, dos rótulos e estigmas que muitas vezes os aprisionam....

Pesquisa: Adolescência e Saúde III - SES - 2008
PARCERIA SEMPRE

Cristina Constâncio  Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário