terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dinâmica de Grupo



Adolescentes freqüentemente têm explosões emocionais. É comum relatarem que certas ações foram resultados de terem “perdido a cabeça”. Essas explosões são seqüestros neuronais, respostas de uma “urgência” do cérebro emocional, que resultam em ações e que acontecem antes do racional ser acionado.
É recomendável, programas educativos usando técnicas de oficina, com dinâmica de grupo, troca de vivencias e discussões, para assim promover a construção do conhecimento a partir das informações prévias sobre o tema, seus valores, tabus e preconceitos.
Propiciar um espaço privilegiado, protegido, onde os adolescentes possam ampliar a percepção da sua realidade, discutir, trocar opiniões com seus pares e facilitar experimentação de atitudes sob supervisão de profissionais.
●Perceber sentimentos suscitados.
●Facilitar iniciativas e experimentar mudanças de atitudes.
●Promover a percepção de si, do seu grupo social e da rede de apoio.
●Facilitar a percepção da auto estima.
●Promover a compreensão do direito de escolha; quais as pressões envolvidas; o que ou quem dificulta ou facilita a tomada de decisão.
●Favorecer a percepção de adolescentes “de risco”, programando estratégias de intervenções especificas (medidas médicas, psicoterapêuticas, de proteção social ou jurídica).

Fonte Adolescência e Saúde III – Comissão de Saúde Integral do Adolescente – SES.
Imagens: Google Imagens

PARCERIA SEMPRE
Cristina Constâncio - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário