sábado, 20 de novembro de 2010

Grávida aos 16

Hoje estava assistindo um programa na TV que chama "Grávida aos l6", relata a vivência de uma jovem americana que acabava de ter um bebê, a adolescente brigava o tempo todo com sua mãe e pedia socorro aos avós, que além de ajuda-la algumas vezes falavam mal da mãe, o avô saiu comprou um carro, pois ela tem muitas atividades como: ir a escola, fazer compras, levar a filha ao médico e o lazer e não poderia fazer tudo sem um carro ou então teria que pedir a ajuda da mãe o que ela não queria. A mãe por outro lado não aceitava a gravidez pela postura da filha que a agredia o tempo todo.
Percebemos que é uma realidade distante de muitos outros países, aqui no Brasil talvez possamos verificar algo proximo em classes sociais mais altas, mas no que se refere as classes menos privilegiadas, vemos adolescentes grávidas ou com filhos pequenos que muitas vezes deixam os estudos, não tem lazer e muito menos fazem compras.
No caso das classes sociais mais baixa vemos que as mães são mais amorosas, apesar das dificuldades em muitos casos, a união é maior contribuindo assim para a saúde emocional de todos. É claro que não em todos os casos, há aqueles também onde as adolescentes são expulsas de casa o que gera uma situação de vunerabilidade e riscos para a jovem e o bebê, quando ele não fica com a avó.

Este é um tema que abre muita discussão, sugiro que todos escrevam suas experiências e suas realidades.

PARCERIA SEMPRE

Cristina Constâncio - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário