segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Seres masculinos II




Um homem é um ser humano do sexo masculino, animal bípede da ordem dos primatas pertencente à subespécie Homo sapiens sapiens. Menino é termo usual para uma criança humana do sexo masculino e os termos rapaz ou moço para um macho humano adolescente ou jovem adulto. O termo Homem, com inicial maiúscula, pode ser utilizado ainda para se referir ao ser humano de maneira geral, seja ele homem ou mulher, embora essa aplicação esteja sendo questionada por feministas, vemos que aqui existe uma prevalência masculina.
Para Hesíodo, Zeus modelou em argila Pandora, a primeira mulher, de cujo enlace com o deus Epimeteu nasceram o resto dos homens. Pandora torna-se depois responsável por todos os males da Humanidade ao abrir a Caixa de Pandora, onde apenas ficarão retidos os males que podem acabar com a Esperança, vemos aqui referência de culpa sobre a mulher.
Seguindo a tradição judaico-cristã, o homem (Adão) foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança a partir do pó da terra, e foi expulso do Paraíso como consequência do pecado original, depois que uma mulher Eva, comeu o fruto proibido, desobedecendo a Deus e escolher por si mesmo o que devia ser o bem e o mal, novamente culpa colocada na mulher.
● O símbolo de Marte (Unicode: ♂), o símbolo do planeta Marte e do deus Marte , deus da guerra, que simboliza a masculinidade, faz parte da mitologia romana, e é o equivalente a Ares na mitologia grega, também é o símbolo usado na biologia para o gênero masculino. É o símbolo usado na Alquimia para o ferro e é símbolo do sexo masculino é representando pelo símbolo que retrata. Este símbolo é interpretado como a lança e o escudo do deus da guerra Marte/Ares, o simbolo que representa o homem, faz referencia a força do ferro, metal forte e inquebrável e ainda a lança que é um símbolo falico, denotando poder sexual, e o escudo que faz proteger e ao mesmo tempo impelir.
Podemos notar que desde os primordios o homem é considerado superior em relação a mulher.
Mas será, ainda hoje, isto uma verdade?
Vamos ao nosso adolescente.
O adolescente passa por uma fase que conhecemos como “crise de identidade”, que por si só tem uma carga de fatores que alteram fisiologicamente e emocionalmente o jovem.
É nesta fase que o adolescente está desenvolvendo o seu crescimento fisiológico, amadurecimento mental e adquirindo/experimentado responsabilidade social. O jovem está passando por mudanças e escolhas, construindo uma identidade pessoal e social, procurando ser aceito e ao mesmo tempo querendo se esconder. Daí a identificação com pessoas, grupos e ideologias que se tornarão um refúgio, encontrando assim outros iguais, para assim dividir suas angústias e padronizar suas atitudes e ideiais, tendo assim a sensação de que ali estará protegido, pela uniformidade de hábitos, pensamentos e comportamentos.
Com o tempo atitudes são internalizadas, algumas são construidas e assim o adolescente começa a se ver como portador de uma identidade própria que está sendo construida.
Nesta fase deve-se ter um olhar criterioso ao adolescente masculino, pois é nestes grupos e pessoas das quais irá se associar que as escolhas poderão ser catastróficas, pois querendo agradar ao grupo pode partir a praticar atos que comprometeram drasticamente seu desenvolvimento e/ou futuro.
Vemos que historicamente o homem é visto como o mais forte, o que leva muitas vezes a ficar em segundo plano, por razões que na realidade não passam de uma questão social, mas que no plano mental e emocional não é verdadeiro, pois o ser masculino tem medos, angústias, desencontros e necessidades tão importantes e cruciais quanto a dos seres femininos.
No que se refere ao olhar, acolhimento e tratamento do adolescente masculino o profissional que o atende tem que encontrar meios de identificação, através de um vinculo de confiança, pois ele tem especificidades particulares, que o diferenciam das adolescentes femininas que já encontram mais abordagens de atendimento, até mesmo pelo fato de que elas ficam grávidas, denotando maior cuidado, o que não é incorreto, mas lembremos que junto dessa jovem haverá um jovem e que poderão formar um casal.
Tenho encontrado adolescentes masculinos, com muita fragilidade emocional, apesar de estar sempre tentando camuflar seus sentimentos. Hoje eles tem encontrado meninas mais ativas, mais senhoras de si, com auto estima elevada, que luta pelas seus direitos de igualdade, que trabalham e estudam, mostrando para eles que já não são o sexo forte soberanemente, existe sim adversárias, que eles teram que amar e conviver.
Podemos crer que o adolescente masculino está em igualdade de atenção, mas muitas vezes não encontramos essa igualdade nos serviços de atendimento encontrando uma sequela que precisa ser corrigida o mais rapido possivel.

Pesquisa: Wikipédia.

Bibiográfia: Erickson, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Imagens: Google Imagens

Texto: Cristina Constâncio – Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário