terça-feira, 23 de novembro de 2010

Agressividade entre adolescentes

Nos dias de hoje a agressividade entre os adolescentes está fugindo ao controle de todos, até dos proprios adolescentes.
Quando estão em momentos de lazer, escolas e algumas vezes no próprio lar, sendo vitimas e vitimando pessoas.
A sociedade gera uma cultura de desafios para o adolescente em relação ao mundo adulto. Se a sociedade que impõe esses desafios e riscos não gera uma rede de proteção, estímulos e perspectivas, os adolescentes se sentirão abandonados e as famílias sozinhas não poderão enfrentar as situações de conflitos. Os adolescentes são vítimas e não culpados pelo mundo em que vivem. Eles podem ter uma grande força de mudança. Para isso é preciso gerar uma cultura de acolhimento e participação. Se os adolescentes têm tendência grupal e gostam de viver em grupo, cabe à sociedade, ao país, estimular serviços, leis, espaços que possam acolher, atender e promover a participação dos adolescentes ( Dra Albertina Duarte Takiuti).
Os adolescentes tem problemas de origem emocional, de relacionamento com a família, sexualidade, gravidez e drogas. Um dos espaços que todo município deveria criar é “A Casa do Adolescente” que pode oferecer atendimento às necessidades. Devendo ter uma equipe multiprofissional com psicólogos, dentistas, médicos clínicos, ginecologistas, urologistas, médicos de família, nutricionistas. A Casa deve fazer atendimentos individuais e trabalhos em grupos com os adolescentes, como oficina dos sentimentos, grupos de família, oficina de nutrição, teatro, dança, artesanato entre outras. Podendo oferecer um espaço à noite para que os adolescentes possam ser atendidos fora dos horários de trabalho ou escola. Incentivando trabalhos com a família, grupos de mães e pais adolescentes, distribuição gratuita de anticoncepcionais, remédios e vacinas. Tudo deve ser gratuito: do atendimento aos remédios e vacinas.
Sendo o primordial sempre o primeiro acolhimento, do qual o adolescente deve se sentir protegido, amparado e principalmente à vontade para ser ele mesmo.

No link abaixo, veja agressão ocorrida a jovem, seja  pelo motivo que for, isto precisa ser contido com urgência.
 http://www.youtube.com/watch?v=08XIxZxLeXI

Fontes: Entrevista da Dra Albertina Duarte Takiuti em um quadro do Fantástico - Liga das Mulheres.
http://fantastico.globo.com/platb/ligadasmulheres/tag/casa-do-adolescente
Youtube.com

PARCERIA SEMPRE
Cristina Constâncio - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário