segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BULLYING

Qual o critério adotado pelos agressores para a escolha da vítima?

Os bullies (agressores) escolhem os alunos que estão em franca desigualdade de poder, seja por situação socioeconômica, situação de idade, de porte físico ou até porque numericamente estão desfavoráveis. Além disso, as vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo (são timidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferente etc.). Este fato por si só já as torna pessoas com baixa autoestima e, portanto, são mais vulneráveis aos ofensores. Não há justificativas plausíveis para a escolha, mas certamente os alvos são aqueles que não conseguem fazer frente às agressões sofridas.

Quais as principais razões que levam os jovens a serem os agressores?

É muito importante que os responsáveis pelos processos educacionais identifiquem com qual tipo de agressor estão lidando, uma vez que existem motivações diferenciadas:

1. Muitos se comportam assim por uma nítida falta de limites em seus processos educacionais no contexto familiar.

2. Outros carecem de um modelo de educação que seja capaz de associar a auto realização com atitudes socialmente produtivas e solidárias. Tais agressores procuram nas ações egoístas e maldosas um meio de adquirir poder e status, e reproduzem os modelos domésticos na sociedade.

3. Existem ainda aqueles que vivenciam dificuldades momentâneas, como a separação traumática dos pais, ausência de recursos financeiros, doenças na família, etc. A violência praticada por esses jovens é um fato novo em seu modo de agir e, portanto, circunstancial.

4. E, por fim, nos deparamos com a minoria dos opressores, porém a mais perversa. Trata-se de crianças ou adolescentes que apresentam a transgressão como base estrutural de suas personalidades. Falta-lhes o sentimento essencial para o exercício do altruísmo: a empatia.

Fonte: Cartilha 2010 - Projeto Justiça nas escolas - Autora Ana Beatriz Barbosa Silva e Conselho Nacional de Justiça - CNJ
 
PARCERIA SEMPRE

Um comentário:

  1. MUDANÇA VALIOSA QUE ATRAI EVENTOS PRECIOSOS.
    Toda imagem mental arquivada em nossa memória tem inerente “vão elástico” ou “espaço expansível” que aceita nossas magnéticas inclusões vibráteis de alegria, saúde & abundância, assim, podemos ADICIONAR em toda lembrança magnéticas vibrações verbais de contentamento, sanidade & abastança. Daí, onde estavam ausentes tornamos presentes nossas magnéticas vibrações linguísticas de bom-humor, harmonia orgânica & prosperidade, que atraem para nossa vida tudo que é exultante, salutar & abastado. Com essa atitude confortável reprogramamos nossas recordações com o real magnetismo jubiloso, sadio & afortunado, trazendo para o nosso roteiro a perene alegria, saúde & abundância.

    Afinal, não trazemos fatos passados na memória, e sim, somente imagens deles e as cenas mentais lembradas são elásticas e podem ser melhoradas com acréscimos linguísticos magnéticos de contentamento, sanidade & abastança, produzindo o valioso efeito atrativo de pleno bom-humor, harmonia orgânica prosperidade.

    SEUS PENSAMENTOS VALIOSOS DETERMINAM OS RELACIONAMENTOS PRECIOSOS QUE VOCÊ ATRAI.

    Você é o pensamento alegre, saudável e próspero, o atrator Vibracional de sua experiência de plena alegria, saúde e abundância; e os confortáveis pensamentos exultantes, salutares e abastados, que você pensa determinam tudo em relação à vida de contentamento, sanidade e abastança, que você vive. Quando você vira sua atenção magnética em direção aos aspectos positivos jubilosos, sadios e afortunados, das personalidades e comportamentos dos outros com quem você divide seu planeta, você treina seu ponto de atração na direção apenas do agradável bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, que você deseja. Não apenas o poder de seu pensamento alegre, saudável e próspero, determina que pessoas fazem seus caminhos para sua vida, mas o poder de seus pensamentos exultantes, salutares e abastados, determina como elas se comportam, uma vez que cheguem aí interagindo com suas vibrações confortáveis.
    armandobeneficio.blogspot.com (Acesse esse Blog e aumente seu maravilhoso Bem-Estar)

    ResponderExcluir