quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O uso da tecnologia por adolescentes e crianças




Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade. A tecnologia, dizem especialistas, não é vilã nem mocinha. O segredo é o uso adequado.

A diferença entre o uso abusivo e o recreacional da internet e dos jogos eletrônicos ainda é um pântano mesmo para especialistas. Essa geração digital, foi educada sob a perspectiva de estar conectada e tem características muito diferente das anteriores. “Possuem mais amigos virtuais que reais. Preferem conversas online. Até seus bichos de estimação são virtuais”.

Até ai tudo bem. O problema surge quando o jovem começa a migrar da vida real para a virtual e passa a negligenciar atividades comuns. Como esse uso excessivo não deixa sinais físicos, a diferenciação acaba sendo feita pelo prejuízo causado nas diversas áreas da vida. A esfera escolar é geralmente a mais afetada, com uma marcada queda no rendimento.

Os pais não podem ter medo de colocar limites. O ponto de equilíbrio vai depender dos valores de cada família.

Como o cérebro de crianças e adolescentes ainda não está totalmente formado, eles têm mais dificuldade para controlar seus impulsos. Os pais precisam estar próximos para ampará-los, assim como amparam um bebê que está aprendendo a andar. No caso de crianças menores, cabe aos pais determinar quando, como e para que usar o computador. Com os adolescentes, é preciso manter o diálogo. O mundo digital oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento cognitivo, aprendizagem e diversão. “Não temos como negar nem omitir, mas aprender a fazer um uso saudável e agregador”

Fonte: Jornal Correio Popular - Cps - 14/02/2011

PARCERIA SEMPRE

Um comentário:

  1. Ótimo texto,estou fazendo uma reportagem sobre esse assunto e me foi bem útil.

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