terça-feira, 1 de maio de 2012

 
DROGAS - Conversas com Deus para adolescentes de Neale Donald Walsch

PORQUE É QUE FICAM TODOS TÃO ASSUSTADOS POR EU EXPERIMENTAR DROGAS DE VEZ EM QUANDO?....Valéri,17 Paris - França

Ao iniciar este tema, clarifiquemos as nossas definições. Droga é droga. Não interessa se é "legal" ou "ilegal". Há drogas a que algumas pessoas chamam medicinais e outras a que chamam recreativas. O abuso de qualquer uma delas pode causar graves problemas. Tal como o abuso do álcool, que é um tipo diferente de droga.
A resposta à tua pergunta é que experimentar drogas "de vez em quando" é quase impossível para a maioria dos seres humanos.
A droga é poderosa, Valérie, e pode tomar conta da tua vida antes que te apercebas disso. O problema é esse.
A maior parte das pessoas jura — jura a pés juntos — que consegue controlar o uso de droga. Ficam aborrecidas quando os outros dizem atenção, toma cuidado, não te metas nisso, porque acham que são maiores do que a droga, superiores a ela, mais capazes do que os outros para lidarem com ela.
Acontece o mesmo com muitos condutores. Uma estranha temeridade apodera-se deles quando estão por detrás do volante. São melhores a negociar as curvas do que aquele que foi antes deles e não conseguiu. Encostar o pedal ao chão. É a única coisa em que pensam. Não me vai acontecer nada.
Este ponto de vista também é frequente entre pessoas que bebem. O sentimento é que se "aguenta", ainda que as estatísticas mostrem que os outros geralmente se "despenham" ao seguir por essa estrada. As estatísticas não interessam. Os factos tornam-se irrelevantes. O que interessa é a emoção da experiência.
Junta a condução imprudente à droga ou ao álcool, e tens um problema letal.

MAS EU TENHO AMIGOS QUE USAM DROGAS ,E ELES ACHAM QUE ESTÃO A LIDAR BEM COM ESSA SITUAÇÃO,SEM QUAISQUER PROBLEMAS

O problema da droga é que distorce o pensamento. Pensas que consegues controlar-te; pensas que estás a controlar-te, mas é ela que te controla. Desde a primeira vez que a usas. E astuciosa.
Deixa-me contar-te a história da lagosta e da água.
Certa vez, um chefe de cozinha de um restaurante pôs uma lagosta numa panela, e esta nem sequer tentou sair. Sabes porquê? Porque a água estava fria. A lagosta teria tentado saltar para fora da panela se a água estivesse quente, mas não estava.
Só quando a lagosta já estava dentro da panela é que o chefe acendeu o lume. E, mesmo assim, deixou-o no mínimo. A água demorou muito tempo a ferver. Quando ficou suficientemente quente para cozer a lagosta, esta nem sequer se apercebeu disso.
Se alguém tivesse perguntado à lagosta, nos primeiros minutos: "Porque não tentas sair daí para fora? Não vês a situação em que estás metida?", ela teria respondido: "Não sejas tonto. Só estou a nadar um bocadinho dentro de água."

ENTÃO ACHAS QUE OS MEUS AMIGOS ESTÃO NUMA SITUAÇÃO PIOR DO QUE JULGAM.

Digamos apenas que estão em água quente.
Vou repetir. A droga começa a controlar-te desde a primeira vez que a usas. Tu não achas isso, mas ela controla-te. O facto de não achares isso é a forma como ela o faz.
A droga impede-te de pensar como pensas normalmente. Toma o suficiente, e impede-te de pensar, de todo.
"Oh, eu sei quando parar" são as famosas últimas palavras de milhares de pessoas cujas vidas foram arruinadas pela droga. E o mesmo se pode dizer do álcool.

TALVEZ SEJA MESMO PERIGOSO USAR ESSA CENA...

Não há nenhum "talvez" quanto a isto.

... MAS AS PESSOAS QUE CONHEÇO QUE A USAM SÓ ESTÃO A TENTAR FICAR "MUITO BEM"

O que é engraçado é que as pessoas consomem drogas, ou bebem álcool, para "ficarem muito bem" e, geralmente, acabam "muito mal". Na verdade, tão mal quanto se pode ficar.
E o que é triste é que podem "ficar bem" sem fazer nada disso.

SIM.SIM.JÁ SEI."FICA BEM COM A VIDA"

Sim!

MAS ISSO PARECE TÃO...NÃO SEI BEM...PALERMA.

A maior parte do mundo tornou o que é sensacional, palerma, e o que é palerma, sensacional. Neste caso, a maior parte do mundo pensa ao contrário.
Se é de uma sensação especial que estás à procura, não há nada mais sensacional do que a vida. A vida tal como é, e não a vida tal como é percebida através da névoa obscura de uma mente drogada, e de um corpo esgotado, e de um coração desesperado, e de uma alma sombria.
Estou a falar da vida tal como é percebida através de uma mente esclarecida e de um corpo enérgico e de um coração sincero e de uma alma elevada.
Estou a falar da felicidade pura, felicidade real, não da felicidade falsificada por estimulantes artificiais. Estou a falar de "ser", "fazer" e "ter" a um nível muito elevado.
Ser, Fazer e Ter são os três níveis da experiência humana. Toda a experiência nasce do Ser. O que estás a Ser determina o que estás a Fazer, e o que estás a Fazer determina o que estás a Ter. Talvez nunca tenhas pensado nisto, mas é tal e qual assim que funciona.
Viver feliz é ser, fazer e ter algo que faz com que a tua alma dance e o teu coração cante e a tua mente floresça.

COMO POSSO SENTIR-ME ASSIM?ESTÁS A DIZER QUE POSSO SENTIR-ME ASSIM?

Todo este livro está a dizer-te isso. É exactamente isso que está a dizer-te. Onde quer que o abras, aquilo que encontrarás são indicações e pistas e instrumentos que podes usar para ser, fazer e ter aquilo que escolheres.
A droga não te dará isso. A droga não é um instrumento. A droga destrói os instrumentos.
http://paroquiasantanaliv.sites.uol.com.br/PPS.html

Cristina Constâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário